Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » A importância da cana-de-açúcar no turismo sustentável

A importância da cana-de-açúcar no turismo sustentável

SERTÃOZINHO SOBE NO RANKING DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Classificada como C no Mapa do Turismo Brasileiro, no início de janeiro de 2025, Sertãozinho conquista a categoria B.

Rota do Turismo

Fev 27, 2025 – 07:07

SERTÃOZINHO SOBE NO RANKING DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Na tarde de 30/01/2025, às 15 horas, os voluntários do COMTUR Sertãozinho fizeram a reunião mensal no CAT – Centro de Apoio ao Turista, localizado na Rua Aprígio de Araújo, nº 1102, Centro de Sertãozinho para a Apresentação dos novos membros da Secretária de Cultura e Turismo, como também para tratar da Reestruturação do Comtur e falar sobre o ranqueamento da cidade no estado de São Paulo, entre outras notícias do turismo.

Estiveram presentes na reunião, os voluntários e representantes da iniciativa privada: a jornalista Adriana Fagundes – Rota do Turismo e representante de comunicação no COMTUR, Vera Ferrante – representante da Academia de Letras de Sertãozinho,  Giovanna B. Pagnano e Marli Tosta – representantes do Artesanato, Maria Angelica F. Santos e Silva – Hotel Recreio dos Bandeirantes – representando os hotéis, Elisângela Souza – Expresso Viver – representando o Conselho da Cultura, Eva  Guidi – Vista Alegre Fazenda Hotel – representando o turismo rural, Marinho – representando as chácaras, Aldemir Batista Rocha (Mutuca) – representando os ciclistas e Paulo Garefa – representando o Ceise BR.

Também estiveram presentes os representantes do poder público, Elizane Sandrim – até então presidente do COMTUR e que assumiu nessa gestão a posição de gestora da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Murilo Bertini – escriturário da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, Vitor Santos – representando o Hóquei sob patins,  Carlos Alexandre  – representante da Secretaria de Meio Ambiente, André Correia – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cleice Teixeira – representando a Secretaria de Administração, Marcos Pecássio – representando a Guarda Civil Metropolitana – GCM, Regina Simoto – representando a educação, Antonio Martins Primo, representando as áreas de lazer e o secretário de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos.

Elziane Sandrim justificou que na próxima reunião estará entregando a pauta da última reunião de 2024 e também informando que em fevereiro de 2025 haverá a votação para escolha do novo presidente do COMTUR, justificando sua saída da presidência do COMTUR por estar assumindo a cadeira de gestora da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, em respeito ao estatuto LEI Nº 4449, DE 12 DE SETEMBRO DE 2006 e (Revogada pela Lei nº 7208/2023) e que estarão representando o Museu da cidade, PIT, CAT, Museu Ferroviário, Parque Ecológico, entre outros equipamentos. “Turismo só é bom para o turista se for bom para a população”.

Na sequência falou sobre o ranqueamento que estará sendo feito com os turistas, em verificar a frequência na cidade, o quanto gasta em hospedagem, quais atrativos pertencem etc.

“E o Comtur está convidando representantes de bares, restaurantes e turismo rural, em Sertãozinho, para assumir sua cadeira no Conselho”, enfatizou Elziane.

Na sequência Paulo Garefa informou que em 2024 o Ceise Br foi consolidado em Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico de Sertãozinho e agora foi habilitado e reconhecido como CPL da Bioenergia e, em 31/12 às 16 horas, foi aprovado o edital de fomento, onde participaram 173 CPL´s inscritas e apenas 38 foram aprovados, entre elas Sertãozinho, que  vai receber um aporte do governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 496 mil, para estar realizando o mapeamento da Industria pela Markestrat Group. Uma parte do recurso será utilizado para a realização do Seminário da Industria em maio, quando a entidade comemora 45 anos de fundação e também o dia da indústria.

Regina Simoto, pediu a palavra e enfatizou a importância do turismo religioso no município e a importância da criação de um Centro de Eventos, local, para realização desses e de outros eventos no município.

Nesse momento, Elziane Sandrim sugeriu a importância de colocar em estudo a criação de um Centro de Eventos em Sertãozinho e vários locais foram sugeridos, pelos conselheiros, entre eles, o espaço do Parque Ecológico e a Associação Beneficente e Recreativa de Sertãozinho que está parado por falta de alvará e dívidas. “A prefeitura nesse caso pode desapropriar e utilizar como utilidade pública para o Centro de Eventos e um espaço para o artesanato local”, sugeriu Adriana Fagundes.

Marli Tosta enfatizou que seria importante esse espaço, pois o artesanato não tem local estruturado e com a arrecadação das mensalidades fica difícil alugar um espaço climatizado para a realização da Feirarte e pediu o apoio do Secretário de Cultura e Turismo para que no próximo evento, possam emprestar o clube Mogiana ou outro local para a realização dessa feira, que será realizado em 22 e 23 de março, além de reivindicar o espaço do CAT, que foi acordado com o COMTUR e aprovado pelos membros para a realização do projeto, para utilizar uma parte do espaço para a venda dos artesanatos locais.

O secretário José Adilson agradeceu a presença de todos e informou que, “junto com a Elziane, Lívia e demais colaboradores da secretaria estamos reestruturando todas as demandas”. Enalteceu os conselheiros do COMTUR, enfatizando a importância de todos no andamento do turismo local e informou que, no início de janeiro de 2025 Sertãozinho foi classificado na categoria B, no Mapa do Turismo Nacional. “Isso, graças ao trabalho do Conselho. Sertãozinho sai da categoria C e hoje somos classificação B. E isso elevo o trabalho do COMTUR. Referente ao ranqueamento da nossa cidade, até o momento aguardamos a resposta do governo estadual, se SErtãozinho continua como MIT – Município de Interesse Turístico ou se será promovida como Estância Turística”, esclarece.

DADETUR, AMITESP e AMITUR

Ø O secretário também esclarece que o prefeito municipal de Sertãozinho, José Alberto Gimenez foi convidado a fazer parte e assumiu o cargo de suplente no Conselho Fiscal da AMITESP e “também estou como representante do conselho Fiscal da AMITUR, tendo como presidente de honra Jarbas Favoretto (São Paulo) e como presidente Fábio Pinto”, justificou.

Em seguida mencionou que “no ranqueamento soube que caíram 20 cidades que estavam como estâncias e outros 20 municípios que estavam como MIT subiram para estâncias turísticas, mas, até o momento não foi definido quais são esses municípios. Por outro lado, uma notícia negativa é que o governo estadual está querendo tirar o MIT do guarda-chuva da Secretaria de Turismo e passar para a Casa Civil e estamos trabalhando para que isso não aconteça, E uma fala do governador Tarcísio é que o turismo não pode ser decisão política. E todos os gastos realizados com o dinheiro que vem do MIT devem ser gastos com o turismo e não destinado a outras secretarias. E isso fortalece o COMTUR e sua fiscalização”, explicou Adilson.

Em seguida o secretario colocou ao conselho a possibilidade de uma mentoria com Patrícia Morais, de São Paulo, Fundadora da Olá Pet! e do App Olá Pet Club e Presidente da ABRAMPEF (Associação Brasileira do Movimento Pet Friendly) para colocar Sertãozinho no programa de uma cidade preparada para receber os animais de estimação em seus atrativos turísticos e hospedagem. “Um local pet friendly é aquele que recebe bem você e seu pet. Atualmente, estabelecimentos como hotéis, restaurantes e comércios já se prepararam e oferecem também serviços exclusivos para receber seus animais de estimação e queremos trazer esse benefício para Sertãozinho”, explicou Adilson.

A maioria dos conselheiros aprovou a iniciativa, mas, alguns pediram mais orientações.

Nesse momento o secretário mencionou que estará convidando Patrícia para participar da proxima reunião do Comtur e afirmou que estará verificando todas as atas do conselho para ver se o que foi aprovado, e se foi respeitado pela gestão anterior, inclusive sobre o assunto que a Marli está reclamando sobre a utilização do CAT e saibam que, nessa gestão vamos respeitar sempre, pois isso é lei”, esclareceu o secretário.

Adilson também informou que em Brotas o poder público não depende mais da destinação de recursos do governo estadual ou federal, pois o município criou projetos e uma conta específica para arrecadar recursos através do Imposto de Renda com foco na Cultura e Turismo. “E já pedi para a Elziane estar trabalhando projetos para o Fundo do turismo e a Lívia em projetos para a cultura e com bons projetos, tenho certeza que vamos conseguir recursos para esses projetos. E sobre o museu ferroviário, o prefeito deseja fazer algo parecido com Campos do Jordão, trazendo um parque de caminhada, entre outras melhorias no espaço”, finalizou.

As reuniões do COMTUR acontecem sempre na última quinta-feira do mês, às 9h no CAT – Centro de Apoio ao Turista, localizado na Rua Aprígio de Araújo, 1102 – centro – Sertãozinho/SP.

Marcações: