Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » ATA REUNIÃO ORDÍNÁRIA COMTUR – EM 31 DE JULHO DE 2025.

ATA REUNIÃO ORDÍNÁRIA COMTUR – EM 31 DE JULHO DE 2025.

Entre os assuntos analisados pelo Comtur Sertãozinho está a realização do Festival Gastronômico e Cultural para descobrir o prato típico e o artesanato sustentável da cidade.

Rota do Turismo

ATA REUNIÃO ORDÍNÁRIA COMTUR – CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO/SP, EM 31 DE JULHO DE 2025.Reunião do Comtur no CAT

ATA REUNIÃO ORDÍNÁRIA COMTUR – CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO/SP, EM 31 DE JULHO DE 2025.

Aos Trinta e um dias do mês de julho de dois mil e vinte e cinco, as nove horas e nove minutos, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, localizada na Rua Aprígio de Araujo, 1.102 (hum mil, cento e dois), centro de Sertãozinho, SP, iniciou a reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Sertãozinho – COMTUR, sob a presidência de Valdete “Adriana Fagundes” da Silva, conforme convocação para essa data e com a presença dos seguintes conselheiros representando os empresáriosValdete Adriana Fagundes da Silva – Presidente do Comtur e que representa os veículos de comunicação, Vera “Ferrante” Lúcia Ramos – representando a Academia Brasileira de Letras de Sertãozinho, Antônio Martins Primo – Representando os Proprietários de Ranchos e Chácaras de Veraneio e Fatima Maria Feliciano – Representando os Artesãos:. Representando o poder público o escriturário e formado como turismólogo, Murilo Roberto Bianchi Bertini – Representando como suplente o Turismo e Secretário Adjunto do Comtur, Hurzana Melo – representando como suplente a Cultura de Sertãozinho. E como convidada: Mirian Pereira, representando o Comfort Hotel Sertãozinho. Todos assinaram a lista de presença da respectiva reunião.

Justificaram ausência: Elziane Sandrim – por motivo de saúde, Paulo Garefa – Representantes do CEISE BR – devido chocar o horário com a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, tarifaço Trump e Fenasucro, Leila Heck por visitas de escolas na manhã e tarde no Museu da Cana, Eva Guidi – por motivos particulares e Paulo Gallo por “confluência de eventos simultâneos entre si e no mesmo horário da reunião, estando com a diretoria de uma empresa precisando de apoio para ampliação de seu parque fabril em STZ; o André esteve em um evento importante da Construção Civil realizado pelo SENAI em Ribeirão Preto, e os demais de nossa enorme equipe estão passando por um treinamento sobre novos sistemas de informática da Prefeitura, desta vez voltado a compras públicas”.

Justificado as ausências, a presidente passou para a pauta do dia, para deliberarem sobre os seguintes assuntos:  Leitura e aprovação da ata anterior, Festival Gastronômico, Mapa do Turismo Brasileiro Responsável, Destino Inteligente, 8ª edição do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos & Privados, que acontecerá de 4 a 8 de agosto no Centro de Eventos da Expoflora, em Holambra, SP, Publicação das Atas no Diário Oficial do Município, e outros assuntos se houver tempo. Iniciando a reunião, Adriana Fagundes agradeceu a presença de todos e perguntou se haviam lido a ata enviada através do grupo de WhatsApp dos conselheiros do COMTUR. Todos confirmaram que sim. Em seguida, perguntou se havia alguma alteração ou a mesma estava aprovada. Todos aprovaram por unanimidade, mas, Vera Ferrante solicitou a palavra e mencionou não achar justo que os conselheiros que estavam presentes não terem seus nomes mencionados na ata e justificou. “Na última reunião, eu e o Primo estávamos como conselheiros e não fomos mencionados na ata e a foto não nos mostrou na mesa de reunião”. Adriana Fagundes justificou que a secretária Elziane Sandrim no início da sua gestão informou que a “pedido do Jarbas da AMITUR – Associação Brasileira dos Municípios Interesse Cultural e Turístico, sempre a corrigiu para colocar: “com a presença dos que assinaram a lista de presença. E informou que, conforme eles, faço assim há anos”.

Nesse momento, Adriana Fagundes colocou em votação aos conselheiros e sugeriu a partir de hoje colocar os nomes dos conselheiros presentes na ata, quando tiver poucos conselheiros na reunião, até para dar visibilidade aqueles que estão defendendo o turismo local, mas, que quando houver a presença da maioria dos conselheiros, colocar a sugestão da Elziane, o que foi aprovado por todos.

Em seguida passou ao próximo assunto: Festival Gastronômico informando que no final da gestão passada e no início desse ano já tinha apresentado o tema e que os conselheiros aprovaram a realização do Festival Gastronômico. Mas, devido o secretário enfatizar a falta de recursos na secretaria, prorrogou para o segundo semestre e nesse momento colocou em votação o apoio e colaboração dos conselheiros para a realização do Festival, informando que já enviou o regulamento ao secretário de Cultura e Turismo do ano passado, como também nessa gestão  ao secretário José Adilson Santos e que está aguardando a aprovação do local, já mencionado no regulamento como local sugerido o Museu Ferroviário, no período de 09 a 12 de outubro. Nesse momento perguntou a conselheira Hurzana se o secretário tinha passado alguma informação sobre o festival o que foi negado pela mesma. Adriana Fagundes enfatizou que se for fazer o festival precisa do apoio de todos os Secretários – de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Segurança e apoio de todos os conselheiros para envolver bares, restaurantes, artesãos e similares.  Também pediu aos representantes de meios de hospedagem esse apoio.

Adriana Fagundes informou que com a aprovação e definição do local estarão patrocínio. Também informou que através da Associação de Comunicação do Turismo Brasileiro-ACTB já enviou um ofício ao Secretário de Turismo, Roberto de Lucena, solicitando o apoio estrutural para o 1º Festival Gastronômico e Cultural de Sertãozinho e que com o festival estarão disponibilizando ao turista o prato típico local como o artesanato que remete a cultura local. Nesse momento Hurzana perguntou se o período de 09 a 12 não interferiria nas festividades da festa da Padroeira e Adriana justificou que não, pois as quermesses são realizadas aos sábados de outubro e que o Circuito Gastronômico acontecerá de 01 a 08 de outubro, nos estabelecimentos com atrativos culturais, trazendo mais turistas para a cidade e, no período de 09 a 12, eles estarão reunidos no museu ferroviário, terminando no dia da padroeira às 20h, dando visibilidade aos novos produtos sertanezinos e convidando a todos a participarem da quermesse na praça 21 de abril, no final da procissão. E informou que essa data foi escolhida em respeito à padroeira de Sertãozinho, pois estarão apresentando a população e aos turistas o prato típico de Sertãozinho (com prato, sobremesa, bebidas e o artesanato sustentável, oficializando a escolha no dia padroeira do Brasil).

Na sequência colocou em votação e os conselheiros aprovaram por unanimidade e parabenizaram pela iniciativa. Inclusive Miriam apoiou a iniciativa e enfatizou que a rede hoteleira tem interesse em trazer mais turistas para a cidade e que essa era uma boa iniciativa, explicando os clientes sempre pedem uma relação dos melhores restaurantes e atrativos da cidade.  

A presidente agradeceu e falou sobre o Mapa do Turismo Responsável que envolve o Ministério do Turismo (MTUR), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que abriu o período de inscrições para a nova edição do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, informando que as propostas podem ser submetidas até o dia 15 de agosto, por meio do formulário disponível no link Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, mas que deve ser respondido pela Secretaria de Turismo  como também sobre próximo assunto Destinos Inteligentes, informando que uma empresa procurou o Comtur e enviou a mídia kit, mas por envolver recursos financeiros o mesmo deve ser tratado direto com o secretário de Cultura e Turismo, Adilson Santos, deixando a informação em ata. Nesse momento solicitou a Hurzana e também ao Murilo solicitar aos secretários para trazer na próxima reunião informações sobre os recursos da DADETUR e outros que envolvem o turismo e o quanto já foi investido, nesse ano, no turismo de Sertãozinho. Nesse momento Murilo informou que “se não estiver enganado, ainda não veio nenhuma verba nem do ano passado e nem desse ano. Inclusive, não tivemos a resposta do ranqueamento”.

Ao ser perguntado quem pode informar sobre o ranqueamento, Murilo informou que através de algum deputado da ALESP –  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Nesse momento Adriana Fagundes aproveitou para convidar os conselheiros a estarem presentes na Fenasucro e perguntou se a Prefeitura teria um estande e sugeriu ao Murilo verificar com o secretário de Desenvolvimento Econômico e ao Secretário de Cultura e Turismo se poderia fazer um convite aos COMTUR da macrorregião de Ribeirão Preto para que eles possam visitar e fazer uma reunião dentro da Fenasucro, o que foi aprovado pelos conselheiros presentes. Murilo respondeu que o espaço do estande é pequeno, mas Adriana sugeriu que, se for aderido pela maioria dos Comtur, vamos buscar espaço com o próprio Ceise Br para um encontro oficial dentro da feira.

Nesse momento Adriana Fagundes informou que, Sertãozinho está participando do CPL Turismo e é importante essa integração com os outros municípios, inclusive solicitou aos conselheiros do poder público o envio do CNPJ da Prefeitura para ser enviado a Governança do CPL, o que na hora foi encaminhado pelo Murilo. Mencionou que pelo Comtur Sertãozinho todos os documentos já foram encaminhados também.  Referente ao próximo assunto: 8ª edição do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos & Privados, Murilo explicou que estavam preparados para irem, mas devido a doença da Elziane não sabe responder se irão. Referente a publicação das atas, Adriana informou que já está colocando as atas no site do www.comtursertaozinho.org e colocou em votação a importância de colocar as atas também no Diário Oficial do Município, o que foi aprovado por todos.

Nos demais assuntos, a presidente abriu a palavra e Fatima solicitou o apoio do Comtur Sertãozinho para a Feira Regional Raízes do Campo, mencionando que precisam de um micro-ônibus para levar os artesãos nos dias 24/08 em Brodowski, 07/09 em Guariba, 28/09 em Jaboticabal, 04/10 em Pontal e 13/12 em Ribeirão Preto/SP. Adriana Fagundes informou que estaria colocando o pedido na ata e direcionando aos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Paulo Gallo, como também ao secretário da Cultura e Turismo, Adilson Santos, para verificarem a possibilidade dessa participação. Adriana Fagundes também informou que estará colocando a agenda das próximas reuniões no Site do Comtur e na ata de hoje, ficando definida as novas reuniões – todas as quintas-feiras, conforme votação no grupo de WhatsApp, e definido nesse semestre nos dias: 28/08; 25/09; 30/10/; 27/11 e 18/12, o que foi aprovado por todos.

Na sequência, Adriana Fagundes colocou em votação: continuar com as reuniões fixas no CAT ou ter reuniões itinerantes e os conselheiros aprovaram por unanimidade reuniões itinerantes. Inclusive, Murilo enfatizou que já foram feitas reuniões no Museu da Cana, no Vista Alegre e no Hotel Recreio dos Bandeirantes. Todos aprovaram a inciativa. E nesse momento Adriana Fagundes perguntou a convidada Miriam, se haveria a possibilidade de fazer alguma reunião no Comfort o que foi aprovado de imediato, já agendando a próxima reunião, dia 28/08, no Comfort Sertãozinho localizado na Rua Carlos Gomes, 627 – Centro, Sertãozinho/SP.

Nesse momento, a presidente solicitou ao secretário Murilo já providenciar próximo da reunião, a convocação da próxima reunião com o local e pedir confirmação para enviar ao hotel a quantidade de conselheiros que estarão participando da reunião. Nesse momento, Adriana sugeriu a Fátima, representante da Associação dos Artesãos, para convidar os artesãos sertanezinos e associados, para fazer uma reunião, antes da próxima reunião do Comtur, para apresentar o regulamento do Festival Gastronômico e Cultural de Sertãozinho, o que foi aprovado pela mesma. Não havendo mais nada a ser deliberado, às 10h (dez horas), a presidente Valdete “Adriana Fagundes” da Silva, agradeceu a presença de todos e encerrou a presente reunião e eu, Murilo Roberto Bianchi Bertini, nomeado como Secretário, lavrei a presente ATA, assinada pela presidente. 

Sertãozinho, 31 de julho de 2025   

Valdete Adriana Fagundes da Silva

Presidente do COMTUR