
Bem-vindos ao Comtur Sertãozinho
Se você deseja um turismo regenerativo e sustentável, para gerar emprego e renda nas comunidades locais e incentivar o turista a conhecer o que tem de melhor em Sertãozinho e também na região. Faça parte desse movimento, entre em contato e veja como sua empresa pode contribuir com o turismo regional brasileiro.


Negócios
Estratégias para alavancar o turismo local e regional através dos nossos canais de comunicação.

Doações
Que tal através do seu imposto de renda, você doar para o turismo de Sertãozinho?

Notícias
Conexão com o trabalho realizado pelos conselheiros e suas empresas parceiras.

Portfolio
Conheça o que cada conselheiro faz e o que sua empresa representa no turismo local
Trabalho em destaque
De campanhas inovadora a projetos personalisados, veja como ajudamos o turismo a atingir seus objetivos e se destacar no cenário nacional.
SETUR - SECRETARIA DE TURISMO
A Secretaria de Turismo de Sertãozinho desempenha um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento do turismo local, destacando o turismo de negócio, esporte, lazer, e cultura.
Sob a liderança do Secretário de Cultura e Turismo, José Adilson Santos, a secretaria trabalha incansavelmente para criar experiências memoráveis para os visitantes, além de apoiar e fortalecer a infraestrutura turística da cidade.
Com iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas, a Secretaria de Turismo visa impulsionar o setor, gerando benefícios econômicos e sociais para toda a comunidade.
COMTUR SERTÃOZINHO
O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR Sertãozinho, foi criado em 2006 e é composto por diversas organizações, associações, empresários e a comunidade que tem interesse no desenvolvimento turístico.
O Comtur Sertãozinho é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador das atividades turísticas, desenvolvidas no município, com natureza permanente, e para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico.
Na sua composição, o Comtur Sertãozinho é soberano e representado por 2/3 dos empresários e 1/3 por representantes da Prefeitura. Com isso, desde a publicação da Lei, todos os projetos turísticos da cidade têm a obrigação de passar pelo conselho, para promover o desenvolvimento do turismo na cidade, buscando aprimorar as experiências do turismo de negócios, industrial, lazer, entre outros.
E quando o Comtur desenvolve seu trabalho o reconhecimento acontece.
Tanto que Sertãozinho já está classificada como MIT (Município de Interesse Turístico). e para conseguir essa classificação foi necessário:
-
Possuir atrativos turísticos (naturais, culturais, históricos etc.);
-
Ter infraestrutura mínima (rede hoteleira, serviços públicos, saneamento básico);
-
Conselho Municipal de Turismo ativo; e
-
Plano Diretor de Turismo aprovado.
Em 2024 o Comtur continuou trabalhando e agora estamos aguardando o reenquadramento da categoria para Estância Turística, que representa um reconhecimento oficial da sua vocação e potencial turístico, concedido pelo governo estadual — especialmente no estado de São Paulo — e vem acompanhado de benefícios estratégicos e financeiros.
Benefício principal:
Como MIT, Sertãozinho recebe repasses anuais do Governo do Estado (cerca de R$ 700 mil a R$ 1 milhão por ano) para investir em melhorias turísticas. As estâncias também recebem repasses estaduais, geralmente maiores que os dos MITs, e têm prioridade em projetos de infraestrutura turística.
E sabe Qual é a importância disso para a cidade?
-
Desenvolvimento econômico – O turismo gera emprego e renda local: hotelaria, comércio, gastronomia, guias turísticos etc.
-
Aporte financeiro direto – Os repasses estaduais ajudam a manter e criar infraestrutura (praças, sinalização, centros de atendimento ao turista, eventos).
-
Valorização cultural e patrimonial – Incentiva a preservação do patrimônio histórico, festas tradicionais e cultura local.
-
Promoção da cidade – Atrai mais turistas por meio da divulgação estadual e nacional.
-
Melhoria da qualidade de vida da população – Obras voltadas ao turismo também beneficiam os moradores (melhorias urbanas, lazer, segurança).

Lei sancionada pelo Governo do Estado garante novos investimentos e fortalece o turismo local
Sertãozinho conquistou oficialmente o título de Estância Turística. A Lei Estadual nº 18.379, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas no dia 23 de dezembro, e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 26, eleva o município a uma das mais importantes classificações do turismo paulista, garantindo acesso a novos recursos financeiros e ampliando as oportunidades de desenvolvimento do setor.
Em novembro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei nº 1.274/2025, que promoveu Sertãozinho e outras sete cidades da condição de Município de Interesse Turístico para Estância Turística. Com a sanção da Lei, Sertãozinho passa a integrar o seleto grupo de 78 estâncias existentes no Estado.
A nova classificação possibilita ao município receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur), destinados exclusivamente a investimentos em infraestrutura, qualificação, promoção e fortalecimento do turismo. Além do aporte financeiro, o título consolida o turismo como política pública estratégica, com planejamento de longo prazo, valorização da identidade cultural e histórica, integração regional e melhoria contínua da experiência oferecida aos visitantes.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos, a conquista representa o início de um novo ciclo para o município. Segundo ele, o reconhecimento estadual amplia o fluxo de visitantes e impulsiona diversos setores da economia local. “O aumento no turismo gera maior demanda por hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços, estimulando a criação de empregos diretos e indiretos. É um novo tempo para Sertãozinho, que passa a vivenciar maior circulação de recursos, beneficiando desde pequenos negócios a grandes empresas locais. Além do mais, trata-se de uma conquista elencada no plano de governo do prefeito Zezinho Gimenez e da vice Cássia Soares”, destacou.
O prefeito Zezinho Gimenez ressaltou que o fortalecimento do turismo reflete diretamente na qualidade de vida da população de Sertãozinho e Cruz das Posses. “Nossa cidade passa a ser referência turística na região. O aumento no número de visitantes gera maior arrecadação para os cofres públicos e esses recursos retornam em melhorias para a cidade. Infraestrutura, saúde, educação e outros setores são impactados positivamente, beneficiando sertanezinos e turistas. Além de reconhecimento regional, estadual e nacional para nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo.
Sertãozinho conta, atualmente, com mais de 80 equipamentos turísticos, entre públicos e privados, como o Parque do Cristo Salvador, o Parque Ecológico, o Museu da Cana e outros. Além de ser reconhecida internacionalmente pelo turismo de agronegócios, com destaque para a Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial de bioenergia, realizada anualmente no município. A cidade também se destaca nos segmentos de turismo religioso, esportivo, de natureza e cultural.
A promoção a Estância Turística reforça o empenho do Governo Municipal em buscar avanços contínuos, consolidando Sertãozinho como referência regional e promovendo desenvolvimento econômico aliado à melhoria da qualidade de vida da população sertanezina como um todo.
ACTB
A Associação de Comunicação do Turismo Brasileiro, tem como objetivo a promoção de ações para um turismo regional brasileiro, de forma sustentável e regenerativo, incentivando os empresários a valorizar e fortalecer o turismo local, para alavancar o fomento do turismo de Sertãozinho, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade.
Hoje, Sertãozinho se enquadra como Estância Turística e a ACTB tem vários projetos para capacitação do Trade Turístico, levando apoio institucional ao Comtur Sertãozinho.
Fale Conosco: diretoria@actb.press
WhatsApp: (+55) 16 98261-5422