Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » Comtur recebe visita do vice-presidente ABIH-SP, Augusto Marques

Comtur recebe visita do vice-presidente ABIH-SP, Augusto Marques

Na manhã desta quinta-feira, 27/11, Maria Angélica Ferreira Santos Silva, proprietária do Hotel Recreio dos Bandeirantes abriu as portas do seu estabelecimento e recepcionou os conselheiros do Comtur de Sertãozinho, para a reunião mensal que contou com a presença do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo – ABIH-SP, Augusto Marques.

Na pauta, vários assuntos do turismo sertanezino,  entre eles, o parque ecológico, artesanato local, Informes da Presidência e da Secretaria, Planejamento e Estratégias de Turismo, Projetos em Desenvolvimento, Infraestrutura e Acessibilidade Turística, Comunicação e Marketing TurísticoTurismo Sustentável e Regenerativo, Espaço para Propostas dos Conselheiros e a agenda de eventos 2026, envolvendo o turismo de negócios local e o plano diretor do Comtur Sertãozinho.

A presidente do Comtur, Adriana Fagundes mencionou a importância dos conselheiros da gestão privada (os empresários que dedicam seu tempo para participarem das reuniões do Comtur e levar sugestões ao turismo local) e a importância da participação de todas as Secretarias envolvidos com o turismo, e enfatizou principalmente a importância de já pensar no futuro ddo turismo local e por isso provocou sobre a criação da Secretaria do Turismo, “já temos profissionais capacitados atuando na Diretoria do Turismo, por que não aproveitá-los para atuarem numa secretaria própria e começarem a captar recursos para editais voltados aos projetos do turismo”, explicou Adriana Fagundes, que abriu a palavra para os conselheiros opinarem sobre o assunto.

Nesse momento, Augusto Marques mencionou a importância do poder público facilitar a vida dos empresários que estão à frente dos projetos e “oferecer segurança e apoio, até jurídico, para incentivar o setor privado a ter mais interesse e investir no turismo local. E ter uma Secretaria do Turismo faz toda a diferença numa administração”.

Paulo Garrefa, representando o Ceise br mencionou a importância da prefeitura em criar um Banco de Projetos e, “mesmo antes da criação da Secretaria de Turismo, seria interessan te começar a captar recursos para desenvolver os projetos do turismo e, dessa forma envolver todo trade turístico”.

Adriana Fagundes agradeceu e apoiou a sugestão, questionando Paulo Garefa sobre o encontro com os contadores para buscar essa captação e Paulo explicou que a Prefeitura está realizando uma ação de marketing sugerindo aos empresários as doações aos conselhos  CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crinças e Adolescentes e CMI – Conselho Municipal dos Idosos.

Elziane Sandrim sugeriu em colocar essa indicação de captação e dos editais para o turismo no plano diretor e envolver os Conselheiros e trade turístico nos projetos, o que foi aprovado por unanimidade.

Eva Guidi,  proprietária do hotel Fazenda Bela Vista mencionou que essa parceria acontecia quando foi presidente do Comtur, mas, nos últimos anos isso acabou e desestimulou os empresários a participarem das reuniões do Comtur. “Eu mesma, se não estivesse em tratamento de saúde e afastada da empresa não deixaria meu trabalho para vir aqui, apenas para estimular benefícios a gestão pública”.  E também aproveitou para deixar registrado seu descontentamento pelos Artesãos não terem ocupado um espaço dentro do CAT, “conforme foi aprovado em reunião do COMTUR. Mas, a Academia Sertanezina de Letras conquistou um espaço lá dentro”. 

Nesse momento, a conselheira Vera Ferrante, representante e Fundadora da Academia Sertanezina de Letras explicou que, “o prédio pertencia a Biblioteca Municipal de Sertãozinho e na gestão do então prefeito Nério Costa, o espaço foi doado para a Academia Sertanezina de Letras. Mas, como é muito grande, nossa diretoria optou em receber apenas uma sala, onde realizamos uma vez por mês nossas reuniões, com aproximadamente 26 academicos, que ocorrem a noite e, no restante do mês pode ser ocupada por outros conselhos”.

Elziane Sandrim aproveitou para informar que os artesãos optaram em utilizar apenas o espaço de fora, toda sexta-feira para expor seus produtos, “e no mês de dezembro a Associação dos Artesãos estará utilizando o CAT – Centro de Apoio ao Turista, durante o mês todo, para expor e vender suas coleções”, sendo apoiado pelos conselheiros do COMTUR.

Na sequencia, Adriana Fagundes fez algumas menções sobre a limpeza do parque ecológico e as últimas chuvas que acomentaram quedas de árvores e Márcio Rogério Sanches, Coordenador de Área do Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni, contou sobre sua atuação no Parque e todas as atividades e desafios que estão enfrentando na limpeza e nos cuidados com as podas das árvores, mas que soluções já foram apresentadas e “contamos com o apoio da secretaria do Meio Ambiente”.

Ao questionar sobre os calendários de eventos, Paulo Garefa pediu a palavra e informou que estarão promovendo  em maio/2026 um Seminário em Sertãozinho,  em parceria com a APLA de Piracicaba e outras entidades, para a realização de um encontro de networking envolvendo rodadas de negócios. “E, em agosto, em paralelo com a Fenasucro haverá o Congresso ATALAC, um Congresso americano que acontecerá pela primeira vez no Brasil, com encontros técnicos na parte da manhã e a tarde ocorrerá o turismo industrial nas usinas de Sertãozinho e região e na própria Fenasucro.

Nesse momento, o representante dos Ciclistas, Aldemir Batista Rocha @mutucasertaozinho, mencionou que entre março e abril de 2026, gostaria de organizar  no Cristo Salvador uma corrida e pediu o apoio do Comtur, o que foi apoiado pelos presentes.

Maria Angélica, proprietária do  hotel agradeceu a presença de todos e a presidente Adriana Fagundes informou que a próxima reunião do Comtur está confirmada para 18 de dezembro, às 9h no Hotel Fazenda Vista Alegre, da proprietária Eva Guidi @vistaalegrefazendahotel  e que conta com a presença dos conselheiros, Titulares e Suplente, e também do trade turístico